O que Bererico vai pensar?
Um registro dos reflexos da "Acção Integralista Brasileira" numa pequena vila no interior do Espírito Santo, onde a relação de duas famílias de imigrantes italianos, cujos patriarcas eram grandes amigos, é abalada seriamente por divergências ideológicas e políticas.
A mágoa perdura por décadas e atravessa gerações no pequeno vilarejo de Floresta (hoje denominado Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim). Ali predomina um silêncio velado entre os descendentes, e o assunto foi "esquecido" pela maioria dos moradores.
Houve resistência para as entrevistas, como pode ser sentido na insegurança dos abordados. Mas por meio de suas expressões podemos entender como o período marcou a todos de forma muito contundente, definitiva.
São procedidas as mesmas perguntas a todos os entrevistados, e as respostas organizadas de forma a dar ao espectador a noção do desconforto predominante. E assim tecer um fio narrativo único entre os camponeses e estudiosos do tema.
Inicia-se com o fenômeno da migração italiana para o Brasil, italianos fugindo da guerra da unificação no final do sec. XIX.
Estudiosos e camponeses depoentes em cortes pontuais para evidenciar a história geral até chegar na pequena comunidade de Burarama, Cachoeiro de Itapemirim-ES.
No segundo bloco, é exposta a situação do Brasil e dos trabalhadores italianos no início do séc.XX até a crise de 1929 com o crack da bolsa de NY-EUA.
Terceiro bloco evidencia-se a ascensão dos regimes totalitários, focando na propaganda política de Benito Mussolini e seus efeitos nas comunidades agrárias brasileiras.
Ainda no mesmo bloco, reduz-se a escala e a narrativa se dá pelo cotidiano de Burarama na década de 30 e seus dois líderes antagonistas , tendo como centro do cabo de guerra a Ação Integralista Brasileira. O recrutamento de praticamente toda a comunidade e o centro de resistência.
No quarto bloco, o depoimento dos remanescentes de ambos os lados, foco nas reações físicas ante perguntas colocadas sobre a época e estudiosos analisando a configuração sócio política da época de forma a resultar nas emoções dos camponeses.
Quinto bloco: os ecos do regime ditatorial e da AIB entre os jovens da região e opinião dos estudiosos sobre o silêncio que paira na região sobre o tema, as reações dos remanescentes ao serem lembrados de fatos pontuais, registrados em jornais da época na região.
No sexto bloco, o cotidiano da vila atualmente e a síntese de estudiosos sobre a coesão social de comunidades agrárias fundadas por imigrantes.
Coletânea de considerações finais nas entrevistas dos habitantes do vilarejo.
Através desses registros, temos uma experiência humanizada do que foi a influência dos regimes totalitários pelo mundo e dos ecos dessas ideologias em lugares remotos, como a pequena Burarama.
Ali a vila se comportou como um pequeno país.
Produtor Executivo: Lourenço Diniz
Director: Diego Scarparo
Os Lados da Rua
Curta "Os Lados da Rua", de Diego Zon, Brasil (2012) – Melhor curta-metragem no 22º Cine Ceará.
Carrão é um garoto que, apesar de seu comportamento excêntrico, vive livremente o ritmo de vida de uma típica cidade do interior. Ao ser surpreendido por um acontecimento que ameaça destruir seu mundo particular, precisará encontrar um caminho que o liberte novamente
Director: Diego Zon
Burunga, o homem da mulher de pau
Uma comunidade ribeirinha tradicional do interior do Espírito Santo. Uma criatura muito estranha socialmente marginalizada. Relações de intolerância humana às diferenças e algumas pitadas de amor e insanidade. Burunga, o Homem da Mulher de Pau, é um curta que vai da tragédia à comédia, trazendo à flor da pele profundas relações humanas.
Direção e roteiro: Oscar Ferreira
Direção de fotografia: Thiago Mosaico
Director: Oscar Ferreira
As Minas
O hip hop é um movimento de contestação social e expressão artística, mas desde o seu início no final dos anos 60, em Nova York, é visto como um meio machista. A participação feminina fica diante de uma invisibilidade e, por isso, desde então a mulher resiste nesse cenário. Hoje, ela já está tomando o espaço que sempre foi dela também e está representando o movimento com todo o seu empoderamento. Entre tantas mulheres que fazem parte dessa cultura, na Grande Vitória alguns grupos ganham a cena. Conheça o Preta Roots, Melanina MCs, Coletivo DasMina e Conexão Flow.
Ficha Técnica:
Direção e Produção: Brunella Alves
Roteiro: Brunella Alves e Isabella Mariano
Edição: Marcelo N. Reis
Imagens: Brunella Alves
Imagens de apoio: Áthilla Hércules e Marcelo N. Reis
Imagens adicionais: Equipe Feme 2016
Director: Brunella Alves
BEATITUDE – Um Filme de Dell Freire
SINOPSE: Releitura do mito de Anastácia, a escrava divinizada pela cultura afro-brasileira. A jovem Anastácia, uma das mulheres responsáveis pela confecção de panelas de barro em Goiabeiras (ES), é vista pelo orixá Ajalá. Apaixonam-se. O amor dos dois vai causar a alegria em uns deuses e a ira em outros. Esse amor perfeito irá resultar numa comunhão divina entre homens e deuses, mostrando que todo homem e toda mulher é uma divindade através da realização de seu trabalho no dia-a-dia.
Director: Dell Freire
Elenco: Andressa Felício Clésio Júnior Elidio Netto Gislene Bento Janaina Falcão Jordan Fernandes Lucciano Coelho Markus Konká Monica Dias Patric Leris Suely Bispo
Antes Que Me Esqueçam: A Cena Cultural do Caparaó Capixaba
"Antes que me esqueçam" é um registro da luta constante dos grupos culturais que fazem parte do Caparaó Capixaba, contra o esquecimento e a perda de suas manifestações artísticas, culturais e de fé, que são transmitidas de geração para geração.
Apoio:
Lei Aldir Blanc
Secretaria de Cultura do Espirito Santo
Secretaria Especial da Cultura
Ministério do Turismo
Director: Lucas Almeida & Thiago Soares